No último post, falei-vos da arquitetura técnica que pode vir a ser desenvolvida no futuro assim que a aplicação estiver pronta e falei-vos dos ecrâs da aplicação muito resumidamente.
Neste e nos próximos posts vou falar um bocado em código Kotlin e XML desenvolvido.
Vou começar por falar as primeiras coisas que eu fiz.
Primeira coisa, foi explorar fragments, algo que eu nas aulas de programação mobile nunca explorei. Falaram por alto, mas o foco nas aulas não foi em coisas muito recentes. Falou-se de ListViews, Intents para resultado através da função startActivityForResult. Falou-se das RecyclerView, mas foi numa de experimentar e não de aplicar, mas era válido aplicar.
Explorou-se muito do básico e não muitas coisas assim complexas. Mas com este projeto, decidi dedicar a estudar a documentação do Android Developers(Desenvolvedores Android | Android Developers).
Esta é o conjunto de boas práticas de programação Android. Podia consultar as coisas que eu fiz antes, mas o site do Android Developers tem tudo o que é preciso.
Em relação às fragments, porquê eu explorar as fragments ?
- A leitura da documentação ao invés de outras fontes é essencial antes de consultar outras fontes. As outras fontes devem ser consultadas se a documentação não fornecer a resposta pretendida. Por isso a importância de saber investigar nos sítios certos. No caso do Android nada melhor que o próprio Android Developers. Eles têm codelabs a ensinar a usar todos os componentes do Android. Basta procurar.
- Basear em outros exemplos já existentes. Aprendam uma coisa, na programação poucas vezes inventamos a roda, no entanto há casos que temos mesmo que inventar a roda e no próximo post vou falar de uma situação nesta aplicação que eu tive que procurar alguém que inventou a roda no entanto tive de inventar a roda na mesma porque na realidade as ferramentas que foram usadas pela pessoa que inventou a roda estavam desatualizadas e deprecadas. E as ferramentas que permitiam fazer isso de forma fácil ou seja widgets antigos não funcionavam.